Projeto restaura ecossistemas e amplia arborização urbana em Rio das Ostras
Lei institui o programa “Cidade Verde”, que vai recuperar áreas degradadas, preservar Mata Atlântica e Restinga e ampliar arborização urbana

Projeto “Cidade Verde” vai ampliar a arborização urbana e preservar ecossistemas em Rio das Ostras. Foto: Cezar Fernandes
Rio das Ostras deu mais um passo em direção à sustentabilidade. Foi sancionada a Lei nº 3.086/2025, que cria o projeto “Rio das Ostras – Cidade Verde”, iniciativa que tem como objetivo restaurar ecossistemas locais, priorizar a preservação da Mata Atlântica e da Restinga, recuperar áreas degradadas e proteger áreas de preservação permanente.
A proposta, de autoria do vereador Rodrigo Jorge, também inclui o plantio e manutenção de árvores em logradouros públicos, ampliando a arborização urbana e fortalecendo o trabalho já desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Preservação e recuperação ambiental
O secretário Ricardo Torres destacou que o programa chega em consonância com medidas já em andamento.
“Estamos identificando áreas degradadas que precisam de recuperação, além de ecossistemas que têm papel fundamental na absorção de carbono. Também estamos atuando contra ocupações irregulares, principalmente na Ilha São Jorge, área de manguezal, e substituindo árvores por espécies mais adequadas ao ambiente urbano”, afirmou.
Sustentabilidade e próximos passos
A regulamentação da lei permitirá a elaboração de um plano de ação detalhado, com execução prevista para curto e médio prazos. O objetivo é estruturar políticas que aumentem a biodiversidade, previnam impactos ambientais e garantam mais qualidade de vida para a população.