Saúde Bucal de Rio das Ostras já supera 1.200 tratamentos de canal este ano
Fila de espera para este atendimento reduziu 90% nos primeiros oito meses de 2025

Profissionais da Saúde Bucal de Rio das Ostras realizam mutirões de endodontia, reduzindo a fila de espera em 90% neste ano.
O trabalho da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras não para. O Departamento de Saúde Bucal vem se destacando principalmente nos atendimentos de endodontia. De janeiro a agosto de 2025, já foram realizados 1.240 tratamentos de canal, o que reduziu em 90% a fila de espera para o procedimento — de aproximadamente 980 pacientes para apenas 98.
De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Bucal, André Mello, a expectativa é zerar a demanda reprimida até o fim do ano.
Segundo ele, a ampliação da equipe e a realização de mutirões aos finais de semana, somados ao atendimento semanal de rotina, foram determinantes para alcançar esse resultado.
“É preciso destacar que esta é uma fila viva, porque sempre chegam novos pacientes precisando de tratamento. Mas graças ao empenho dos profissionais, estamos conseguindo dar conta da demanda”, ressaltou André.
Atendimento integrado
Outro diferencial apontado pela atual gestão é a forma como os pacientes são direcionados. Quem precisa de tratamento de canal é encaminhado pelos dentistas da rede básica ao Centro de Especialidade Odontológica (CEO), onde passa por triagem e segue para o procedimento. Após a conclusão do canal, o paciente já sai com consulta marcada para restauração do dente em sua unidade de origem.
“Esse protocolo garante o tratamento completo, algo que não existia antes”, explicou André.
O que é endodontia?
A endodontia é a especialidade da Odontologia que trata de doenças e lesões da polpa dentária e dos tecidos ao redor da raiz do dente. O tratamento de canal é o mais comum e tem como objetivo salvar dentes danificados por cáries profundas, traumas ou fraturas, evitando extrações desnecessárias.
Além de preservar o dente, o tratamento alivia a dor causada por inflamações, promove a saúde bucal e previne complicações mais graves, como infecções que podem atingir a corrente sanguínea.