Prefeitura divulga nota oficial sobre fortes chuvas em Rio das Ostras
A equipe do O Debate 24H e do O Diário 24H permanece de plantão e seguirá acompanhando a situação, mantendo a população informada com novas atualizações oficiais. Foto: Ilustrativa / IA
Após solicitação da redação do O Debate 24H e do O Diário 24H, a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, divulgou nota oficial sobre os impactos das fortes chuvas que atingiram o município no final da tarde deste domingo (8).
De acordo com a Defesa Civil, Rio das Ostras — assim como grande parte do Estado do Rio de Janeiro — foi atingida por um elevado volume de chuva em curto espaço de tempo. Os pluviômetros instalados no perímetro urbano registraram uma média de 100 milímetros de precipitação, sendo 50 mm em apenas 30 minutos, no período entre 17h30 e 18h.
Segundo a Prefeitura, a intensidade das chuvas provocou diversos pontos de alagamento, resultando em interdições de vias e desafios logísticos para o deslocamento de equipes e moradores.
Bairros mais afetados
Entre as áreas mais atingidas estão:
Cidade Praiana, Cidade Beira-Mar, Jardim Miramar, Extensão Serramar, Jardim Campomar, Recanto, Nova Cidade, Liberdade, Parque Zabulão, São Cristóvão, Operário, Extensão do Bosque, Extensão Novo Rio das Ostras, Residencial Praia Âncora, Village, Chácara Mariléa, Cláudio Ribeiro, Terra Firme, Enseada das Gaivotas e Jardim Franco.
Ações em andamento
Nesta segunda-feira (9), com a redução da intensidade da tempestade, equipes da:
Defesa Civil
Serviços Públicos
Meio Ambiente
Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE)
Guarda Ambiental
Intensificaram os trabalhos de limpeza, desobstrução e restabelecimento das áreas afetadas.
Apesar da força da chuva, as ocorrências mais graves registradas no município foram quedas de árvores e pontos de alagamento. Até o momento, não há registro de famílias desabrigadas ou desalojadas.
A Prefeitura informou ainda que o Sistema Municipal de Defesa Civil (SIMDEC) permanece mobilizado, com ações coordenadas para atender a população e mitigar os impactos das chuvas previstas para toda a Baixada Litorânea.
A redação do O Debate 24H e do O Diário 24H segue em plantão e continuará acompanhando a situação, atualizando a população com novas informações oficiais.














